Hoje trago para o blog a imagem do primeiro registro de batismo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Ele foi realizado no dia 27 do mês de abril do anos de 1862, a criança se chamava Francisca e possuía apenas 60 dias. O padre a ministrar o sacramento foi João Dias de Quadros Aranha.
O batismo de crianças com pouca idade era prática comum naquela época, pois, como a sociedade era extremamente religiosa e os cuidados de saúde eram bastante precários temia-se que a criança falecesse sem os santos sacramentos e por isso não pudessem ir para o céu. Outra prática comum era o padre aplicar a criança os "santos óleos" que muitos acreditam se tratar do sacramento da Crisma.
Assim como hoje em dia a presença de padrinhos durante o batizado era extremamente significativa. Os padrinhos adquiriam o papel de pais espirituais da criança batizada, e deveriam olhar pelo bem estar físico e espiritual de seus afilhados. Além disso, para grupos pobres da população e principalmente para escravos o parentesco espiritual tecido durante o ritual do batismo com os padrinhos da criança, era uma forma a mais de garantir o bem estar desta caso estes se ausentassem.
Um simples registro de batismo pode ser uma verdadeira aula de história! Inúmeras pesquisas utilizam os livros paroquiais para estudar os mais variados aspectos de uma sociedade em seu tempo. Continue acompanhando nossa página e vamos te mostrar um pouco mais desta Conceição dos Ouros durante o século XIX através de registros paroquiais.
Quer fazer uma correção ou mandar uma história para ser publicada? Mande um email para vivianetpereira@yahoo.com.br Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário